Não
raro, escuta-se alguém comentando sobre o caráter encantador e inocente dos
primeiros anos de vida. Ou então o discurso pende para a necessidade da educação
moral nessa fase. Trata-se de concepções de infância que embasam o sistema
educacional, político e familiar. Apesar de essas concepções parecerem naturais
e óbvias, em 1960 Philippe Ariès traçou a construção social de um sentimento
ou consciência da infância a partir da análise de pinturas e escritos de
vários séculos. A obra dele foi de grande importância para construção
da Sociologia da Infância - embora, atualmente, os pesquisadores tenham opiniões
distintas sobre a abrangência de seus escritos. Considerando-se o caráter
clássico da obra, o texto a seguir resume algumas das ideias de Ariès sobre a
construção social da infância:
Analisando-se registros
da sociedade medieval, não se observa um tratamento diferenciado entre a
infância e os demais períodos da vida. Basicamente, assim que o indivíduo tinha
condições de viver sem um cuidador constante, ele ingressava na sociedade
adulta. Isso ocorria por volta dos sete anos de idade. Os primeiros anos eram
vistos como uma rápida fase de transição para a idade adulta.
Embora
a criança fosse representada com graciosas formas arredondadas na arte grega do
período clássico, esta visão desapareceu na iconografia posterior. Até o século
XIII, a criança não aparecia nas pinturas medievais ou, quando aparecia, tinha
suas formas físicas deformadas: sua aparência era de um adulto em tamanho
reduzido. Neste período, a taxa de mortalidade infantil era altíssima. Por conta
disso, um casal tinha diversos filhos, presumindo que muitos deles não
sobreviveriam. Preservar lembranças dos filhos mortos – retratos, por exemplo –
não tinha sentido: logo outro indivíduo nasceria para substituí-lo.
Representações
da infância um pouco mais próximas do que conhecemos atualmente começaram a
aparecer no século XIII de três maneiras: (1) como a figura do anjo jovem, com
traços redondos e graciosos, semelhantemente à forma como os anjos são
retratados nas pinturas de Botticelli; (2) na imagem do Menino Jesus em
movimentos afetivos ligados à Virgem, por exemplo, aninhado no colo de Maria ou
com os braços ao redor do seu pescoço; ou (3) como alegoria da morte e da
alma, representadas pela criança nua.
Nos
dois séculos que se seguiram, a caracterização do Menino Jesus se expandiu para
a pintura profana, inspirando cenas familiares em que as crianças eram
retratadas em contextos de afetividade com suas mães. Em menos de duzentos anos,
a criança se tornou uma das personagens mais frequentes da iconografia. Contudo,
ela raramente era retratada sozinha, estando quase sempre ao redor de adultos,
em pinturas quase anedóticas. Isso sugere que a criança, aos poucos, passou a
exercer uma possível função em meio à “multidão” e esta função estaria associada
à sua graça e à sua colocação no lugar de fonte de divertimento para o mundo
adulto. Isso configurou uma primeira consciência social de infância,
caracterizada por um “sentimento de
paparicação”: com o passar do tempo e da história, os primeiros anos de vida
começaram a ser enxergados como graciosos, “engraçadinhos”, e as crianças se
tornaram fonte de distração e relaxamento dos adultos.
Somado
a isso, nas pinturas do século XV, as crianças também começaram a ser retratadas
em vestimentas distintas de acordo com sua idade, sendo possivelmente mais uma
evidência de sua separação do mundo adulto. Outra característica do século foi o
gosto manifesto pelos jargões da infância e pelo registro das expressões e
onomatopeias infantis. As crianças ganharam novos nomes na sociedade francesa,
como bambins,
pitchouns
e fanfans.
As pessoas começaram a adotar o linguajar das amas para se dirigir aos pequenos
- como
tou-tou
(au-au) e dada
(cavalinho).
Como
reação à identificação da criança na função engraçada e encantadora, parte da
sociedade se irritava com a figura da infância, vendo os mais novos como frágeis
e bobos. Aos poucos, como reação (1) a essa citada irritação, (2) à paparicação
e (3) à anterior indiferença da sociedade aos mais novos, surgiu uma nova
consciência de infância, chamada por Ariès de "sentimento de moralização":
defendia-se que os pequenos deveriam ser doutrinados.
A
concepção moral que surgiu foi fortemente pautada em princípios do cristianismo.
Como foi apontada anteriormente, a evolução iconográfica de aspectos atribuídos
ao Menino Jesus se generalizou para a representação de outras crianças. Com
isso, associaram-se também as características da infância sagrada de Jesus às
características de qualquer criança. Paralelamente, havia a questão do batismo:
batizar crianças implicava torná-las cheias da morada de Deus e, portanto,
relacioná-las a figuras de pureza e inocência. A inocência, como reflexo da
pureza divina, foi central para o sentimento moralista. Como moradas do Senhor,
as crianças deveriam ser protegidas e educadas.
Antes
do século XVI, a noção de inocência infantil era desconhecida. O pudor que hoje
existe frente às crianças em relação a assuntos sexuais era inexistente na
época. Era comum, por exemplo, as amas brincarem com a genitália infantil em
cenas que hoje assustariam a sociedade. Com a crescente imposição de moralistas,
certas atitudes passaram a não ser mais toleradas e principiou um espírito de
respeito pela infância que se preserva até os dias de hoje.
No
século XVII, houve uma grande proliferação de livros pedagógicos dominados por
ideias morais e cristãs destinados a pais e professores. Procurava-se preservar
os pequenos da “sujeira” da vida e da sexualidade tolerada pelos adultos e, ao
mesmo tempo, fortalecer a infância ao desenvolver e prolongar seu tempo e sua
razão. A ideia é que a infância, entendida aqui como moral e inocência,
perdurasse pela vida do indivíduo. E, para tanto, era preciso vigiar
constantemente a criança para discipliná-la e evitar que ela se perdesse nas
indecências do mundo terreno.
Multiplicaram-se
as instituições educacionais, revolucionando os hábitos escolares em direção a
uma disciplina mais rigorosa. E, com tal disseminação, o sentimento de
moralização tornou-se popular e amplamente aceito pela sociedade.
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FATORES
SOCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA INFÂNCIA
Ariès
aponta, portanto, a construção de ao menos dois sentimentos de infância: o da
paparicação e o moralista. O primeiro teria surgido dentro dos meios familiares,
com as crianças pequenas. O segundo surgiu de uma fonte externa à família, com
os escolásticos, homens da lei e moralistas preocupados com a disciplina e os
costumes. Este sentimento opunha-se ao primeiro, ao considerar que as crianças
não deveriam ser tratadas como brinquedos. Seriam, ao contrário, frágeis
criaturas de Deus que teriam que ser preservadas e disciplinadas por meio da
educação.
A
transformação da indiferença em consciência da infância como fase diferenciada
aconteceu paralelamente a uma série de outras mudanças sociais que foram
críticas. Leite (2010) aponta que um desses fatores críticos foi a queda da
mortalidade infantil. Pinchbeck e Hewitt (2010) relatam que entre 30 e 40% das
crianças de até dois anos residentes de grandes cidades morriam na época. As
causas apontadas por elas são várias:
·
A
obstetrícia era pouco desenvolvida - os nascimentos eram assessorados por
parteiras;
·
Após
o nascimento, as crianças eram cuidadas por pessoas com comportamentos que
colocavam em risco a saúde dos recém-nascidos, como dar conhaque para os bebês
para que eles parassem de chorar;
·
Havia
uma grande indiferença dos pais em relação aos filhos, uma vez que, com muitos
filhos, era difícil preocupar-se com cada um individualmente;
·
A
morte das crianças era encarada com fatalismo, como um desígnio de
Deus;
·
Até
o século XVIII, por questões de beleza do corpo, era moda não amamentar;
·
O conhecimento
sobre nutrição infantil era precário, dando-se alimentos indiscriminados para os
bebês;
·
Comportamentos
de negligência, como deixar crianças indesejáveis em becos, era comum. Muitas
vezes essas crianças eram encontradas por mendigos que as mutilavam a fim de
conseguir dinheiro através da piedade do povo.
A
taxa de mortalidade caiu com a melhoria das condições europeias de higiene e com
preocupações crescentes com o cuidado e o bem-estar da criança, como leis de
prevenção da violência infantil. A criança deixou, assim, de ser vista como
substituível por outra caso morresse. Como apontado por Ariès, isso se tornou
ainda mais intenso com o malthusianismo, o controle de natalidade e as práticas
contraceptivas.
Outra
mudança crítica foi o ‘fechamento’ da família europeia no século XVIII, que se
isolou tanto da comunidade como da família consanguínea, adquirindo o formato da
família nuclear que hoje estamos acostumados (Leite, 2010). Pinchbeck e Hewitt
(2010) explicam que até meados do século XVII as famílias eram muito numerosas:
cerca de 40 pessoas por habitação. Elas sugerem que a crescente riqueza das
classes média e alta no final do século XVII e durante o século XVIII estimulou
a procura por uma forma mais cômoda de vida. Uma das atitudes tomadas para isso
foi separar as acomodações de patrões e empregados, isolando a família nuclear.
Isso fez com que o número de pessoas por acomodação fosse reduzido e as relações
pudessem se tornar mais íntimas, permitindo o desenvolvimento de uma consciência
familiar. As relações entre pais e filhos ficaram mais próximas e menos formais,
aumentando a preocupação com o bem-estar infantil.
Para
Ariès, a criança adquiriu papel central na sociedade, que deixou de ser
indiferente e se tornou obsessiva por ela. Colocando-se como uma questão para a
sociedade, a descoberta da infância permitiu o aparecimento de novas ciências
dedicadas ao tema da criança – a psicologia do desenvolvimento, por exemplo.
Ariès sugere também que tenhamos colocado a criança em uma “quarentena escolar”,
como se ela só estivesse suficientemente madura para a vida ao terminar seus
estudos. Ao passo que a família adquiriu a função moral e espiritual de formar o
corpo e a alma, a escola tornou-se um instrumento disciplinador que, atualmente,
é protegido pela justiça e pela política.
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Para
saber mais:
Ariès,
P. (1981). História social da criança e
da família. (Flaksman, D. Trad.). Rio de Janeiro: LCT. Publicado
originalmente em 1960.
Leite,
D. M. (2010). A criança na família contemporânea. Em: Leite, D. M. (Org.). O desenvolvimento da criança, pp. 21-52.
São Paulo: Ed. UNESP. Publicado originalmente em 1972.
Pinchbeck,
I., & Hewitt, M. (2010). A criança numa sociedade em mudança. Em: Leite, D.
M. (Org.). O desenvolvimento da
criança, pp. 21-52. (Leite, D. M. Trad). São Paulo: Ed. UNESP. Publicado
originalmente em 1969.
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Psicóloga Tauane Gehm - Graduada pela USP. Atualmente faz mestrado na mesma universidade,
realizando pesquisas sobre desenvolvimento
Fonte: Psicologia e Desenvolvimento
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