Estudo mostra que as crianças ficam mais ativas quando dado mais brinquedos para escolher


Numa época em que crianças da pré-escola possuem brinquedos eletrônicos e outros dispositivos, muitos pais perguntam como fazer para os seus filhos serem mais ativos fisicamente. Agora, dois estudos publicados pela Universidade de Buffalo (UB)  fornecem algumas respostas. Os estudos de UB estão entre os poucos estudos controlados em laboratório de como a escolha e o tipo de brinquedo oferecido às crianças afeta a sua atividade física. Os sujeitos do estudo foram crianças de 8-12 anos de idade.

O objetivo da pesquisa, liderada por James Roemmich, PhD, professor associado de pediatria na Faculdade de Medicina de UB e Ciências Biomédicas, foi identificar fatores básicos que tornam as crianças mais ativas fisicamente.

"Queríamos saber se as crianças sabiam fazer escolhas e se tinham autonomia - a capacidade de o indivíduo decidir como ele ou ela queria ser fisicamente ativo - aumentaram a sua motivação intrínseca para ser fisicamente ativo", disse Roemmich.

Os resultados mostraram que dar às crianças mais opções de brinquedos aumenta significativamente a atividade física, principalmente em meninas. E dar às crianças a oportunidade de jogos de mestres - incluindo exergames, tais como jogo Wii - também aumenta a atividade física de jogo. O primeiro estudo UB, publicado no Journal of Science and Medicine in Sports , descobriu que, quando havia apenas um brinquedo para brincar, os meninos envolvidos eram mais ativos que as meninas. Quando as crianças tiveram acesso a uma escolha de brinquedos, o tempo de jogo aumentou quase 200% para as meninas, em comparação a um aumento de apenas 42%para os meninos.

"Ficamos muito surpresos de encontrar uma diferença significativa entre meninos e meninas", diz Roemmich.

Estudos anteriores no campo têm consistentemente revelado que as meninas são menos ativas que os meninos.

"Mas as meninas dando uma escolha de atividades físicas fizeram o seu nível de jogo físico ficar igual ao dos meninos", diz Denise M. Feda, co-autor de ambos estudos e associado postdoctoral UB na Divisão de Medicina Comportamental do Departamento de Pediatria UB , onde os estudos foram realizados.

"As meninas podem desfrutar da tarefa cognitiva de escolha dos brinquedos, avaliando-os e selecionando o qual quer jogar, ao passo que o processo de seleção e pensar sobre os brinquedos podem ser menos atraente para os meninos", afirma o estudo.

No mesmo estudo, a média da intensidade do exercício aumentou para ambos os sexos quando foram fornecidos as crianças uma escolha de brinquedos. 

Em um segundo estudo UB publicado no International Journal of Nutrition Comportamentais e Atividade Física, os investigadores de UB olhou mais de perto como autonomia e mestria - uma força que motiva a criança a desenvolver a proficiência - o aumento da motivação intrínseca da criança para a atividade física.

Esse estudo revelou que uma combinação de autonomia e domínio eram mais poderoso no aumento do tempo de atividade física.

Os investigadores de UB queriam saber se o componente domínio do exergames ou jogos como Wii iria motivar as crianças a aumentar o tempo de jogo, reduzindo a necessidade de escolha para motivar atividade, explica Roemmich.

"Na verdade, descobrimos que a combinação de autonomia (escolhendo entre vários jogos diferentes) e domínio (jogando exergames) produziram os maiores aumentos na atividade física", diz Roemmich.

No entanto, acrescenta, aumentando o tempo de atividade física não é a história toda. Roemmich diz que enquanto as crianças brincavam Wii (exergame) gastam apenas metade da energia comparado as crianças que jogaram as versões tradicionais dos mesmos jogos, (basquete, boxe, golfe e hóquei).
"Nos jogos tradicionais, as crianças gastam muita energia depois de perseguir bolas e discos, enquanto que com exergames, eles estão apenas esperando o jogo do oponente", diz Roemmich. Então, o que os pais devem fazer?

"Concentre-se em encontrar 3 a 5 jogos ativos que seus filhos gostam e torná-los facilmente acessível ao redor da casa", diz Roemmich. Estes podem ser de dança ou DVDs de yoga, exergames, ou versões de mini basquete e hóquei.

E, diz ele, exergames têm o seu lugar. É preferível um exergame que exerce uma atividade com intensidade física leve do que ver televisão ou jogar um videogame.


Fora de casa, diz ele, buscar uma variedade de atividades que vão desde dança, basquete, ou artes marciais. E ele sugere que os pais procuram academias e centros de juventude que promovam a autonomia e a escolha.

 

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